quarta-feira, 16 de abril de 2008

ALÍNEAS








Em Quinta Sagita o ano começa com o Solstício de Verão. Nesta data, sempre, Sina, Quim e Gavril lá se encontram e preparam filtros, feitiços, amuletos, compotas, conversas, panacéias – além de lindíssimos vestidos.

(Apesar de ser este o início do verão, curiosamente, nos preceitos da tradição chinesa, por estar-se no final da primavera, ou seja, no final de uma estação, a natureza climática reproduz uma amostragem de todas as estações e essa mágica é conhecida como Final de Verão. Você vê, há um movimento sazonal que desemboca num tipo de veraneio, e no advento do Solstício, acontece a destreza do final se tornar o próprio início.)

Entretanto, tão logo termine o dia mais longo do ano, rigorosamente às 23h59, Mrs. Breeze deixa Quinta Sagita. Quim permance.

No Equinócio de Outono acontece o primeiro ciclo de visitas. À 0h00 desse dia abre-se o portal e Gavril à casa torna. Quim a recebe com incensos e lava-pés, pois o outono é exigente, elaborado, equilibrado, e portanto é tempo de cozer, macerar, curtir, defumar, armazenar os ingredientes em suas melhores condições para quando voltar o tempo de neles trabalhar. Às 23h59 impreterivelmente o portal é reaberto e Mrs. Breeze se vai. Os horários do portal são austeros, e são constantes.

Quim permanece.

Quando chega o Solstício de Inverno e é hora do portal, Quim recepciona Gavril dessa vez com sopas e cobertores, pois em Quinta Sagita o inverno é intenso e neva às noites em segredo. É preciso esperar acordada pela manhã, quando a neve degela orvalho, que comporá cada poção produzida, e que é armazenado num poço distante, rente ao chão, adornado e guardado por vitórias-régias.

Gavril parte. Quim fica.

O Equinócio de Primavera é a última grande festa do ano. Um grande exercício de ócio. O tempo é próprio para a troca, para o intercâmbio, para o debate, e portanto, só há lugar pros licores, pras varandas, pros jardins, onde comparam as belezas, as experiências adquiridas e ensinam umas às outras tudo que aprenderam. Depois se despendem com novos sonhos conquistados.

Até que finalmente chega o período mais mundanamente esperado pelas Guardiãs do Oráculo: seus aniversários. Seguindo o calendário, à 0h00 do dia 24/11, Gavril chega para festejar seu dia e para quatro semanas de merecidas férias. Irá deleitar-se entre seus pares e também parabenizar Sina em 03/12 e aproveita a empolgante virada para 04/12 e então comemorar a vida de Quim. Neste dia à hora régia, acontece uma relevante mudança – Quim afasta-se de Quinta Sagita e Gavril toma o seu lugar. Este é o único momento em que os papéis se invertem. E continuarão assim por mais três semanas. Até que o Solstício de Verão clame, até que oráculo ordene, e o novo ano restabeleça os ordinais.

Sina? ANIS? Presenteada com a dádiva de ser nômade e ao mesmo tempo zeladora do portal, apesar dos compromissos oraculares ela vagueia entre os mundos, entre as dimensões, entre os espaços, e entre si mesma e o universo. Sina-ANIS sempre está. Mesmo que não saibamos onde.