segunda-feira, 14 de abril de 2008

ORIGINÁRIAS

Não há nada no sítio, por enquanto. Ou, melhor, assim o parece. Porque o oráculo, seu umbigo, lá está onde sempre esteve. Fizemos assim: concordamos em guardá-lo, provê-lo, tratá-lo, e foi-nos requerido silêncio. Silêncio... Nunca soubemos se daríamos conta, e vez e outra, quando de nossos encontros, ainda nos maravilhamos com a parcial-mudez adquirida. Maravilhamo-nos de deboches, idiossincrasias, e num exercício supremo de equilíbrio da vida enquanto veículo, palramos como gralhas ou papagaios ensinados. Só então. Depois, nos desdobramentos dos nossos comprometimentos, Gavril Breeze parte, Quim fica solitária e Anis torna-se Sina ou vice-versa.

Mrs. Breeze - trabalha como diplomata ao redor do mundo e só visita Quinta Sagita em efemérides, quando seu poder é requerido. Fora de Quinta Sagita é muda todo o tempo. Como o oráculo pede não só o que mais queremos mas também o que nos falta, o poder de Gavril está no seu texto, no que escreve, com que talento, com que precisão, com que clareza. Assim, optou por nunca mais falar quando estiver no "mundo real", apenas escrever. Quando precisa fazer discursos para a ONU, Unicef e outras instituições, usa um software desenvolvido por ANIS, onde o que Mrs. Breeze escreve e reproduzido em sons, materializando os discursos.

ANIS - Sina - passa metade do tempo em Quinta Sagita com Quim e metade do tempo no "mundo real" com Mrs. Breeze. Quando está com Gavril é ANIS, mulher bonita, expansiva, diletante, que é reconhecida apenas to be friends with Gavril. Ninguém sabe de seus talentos. Quanto está com Quim em Quinta Sagita é Sina, e aproveita o tempo para suas façanhas, para novas descobertas, para desenvolver seus amuletos e suas plantações de ervas mágicas. Numa união de talentos, seu filtros (amuleto + erva) são poderosos e ação rápida e efetiva.

Quim - mora em Quinta Sagita, onde passa metade do tempo sozinha e a outra metade acompanhada por Sina. É a guardiã honorária do oráculos, sendo ajudada por Sina e Mrs. Breeze que, em contato mais constante com o "mundo real" espalham ou recolhem magias, feitiços, medicinas, conforme ordem do oráculo. Por permanecer todo o tempo no local, é tomada de premonições e vaticínios, mas em geral é desacreditada, pois todos a acham louca, insana, avariada. Opinião da qual Quim, soberba, não compartilha. Só lamenta que tantas tragédias não possam ser evitadas.